
Aquecimento com propostas
AQUI
Diretor geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues e o diretor de Comunicação, Maurício Uzeda, estarão em Pelotas no dia 7 de dezembro, quinta-feira.
PAUTA
A partir das 19h, no auditório do Sicredi, ouvirão demandas da Zona Sul sobre o novo modelo de pedágios para o Polo Pelotas. O atual contrato com a Ecosul expira em janeiro de 2026 e a futura concessão terá validade por 30 anos, portanto, até 2056.
POSITIVO
Iniciativa é do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), dentro do seu projeto Deputado Convida. O encontro terá representantes de segmentos políticos, empresariais, sociais e comunitários da região.
MOMENTO
Segundo ele, está na hora de mais uma mobilização regional, lembrando a que foi feita para garantir recursos para a continuidade da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas. “Precisamos olhar para frente e acompanhar esta questão que tem fortes impactos econômicos e sociais na região”, aponta Trzeciak.
TRABALHO
Já há uma empresa especializada no setor, contratada pela ANTT, trabalhando na região. Objetivo é verificar a situação atual, ouvir demandas e necessidades e elaborar o edital para a licitação, que deve ocorrer ao final de 2024 ou nos primeiros meses de 2025.
CANCELA
Também entrará nas discussões o valor das tarifas, hoje um dos mais altos vigentes no País, a R$ 15,20 por passagem. Além da redução, há também a necessidade de fazer a cobrança pelo trecho percorrido e não de ponta a ponta, como hoje ocorre.
DORMINDO
Repousam em privilegiada(s) gaveta(s) de gabinete(s) no Tribunal de Contas da União (TCU), dois processos que tratam do valor da tarifa cobrada no Polo Pelotas. Um é a auditoria feita sobre os valores, por iniciativa do deputado federal Marcel van Hattem (Novo), que apontou superfaturamento na ordem de 80% e sua imediata redução.
DORMINDO II
Outro é de iniciativa de Daniel Trzeciak, apresentada em 2022. É uma Medida Cautelar, com sentença definida, determinando a redução da tarifa para R$ 12,30. Ações similares em 2020 e 2021 foram cumpridas e a do ano passado, não. O próximo reajuste nas tarifas será a partir de 1º de janeiro.
UTI
Até ontem à tarde as direções dos hospitais filantrópicos de Pelotas não haviam recebido nenhum documento da Prefeitura sobre o indicativo de solução para a crise financeira que enfrentam.
TENTATIVA
A secretária de Saúde, Roberta Paganini, participa, em Bento Gonçalves, de um congresso de secretários municipais da área e que teve a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Nos contatos, a busca de audiência, em Brasília, dia 8 ou dia 9.
PALIATIVO
Com essa possibilidade, não será surpresa que, em nova reunião marcada para as 9h30min de hoje, na Beneficência Portuguesa, seja apresentado pedido de postergação por mais dez dias, para a desativação dos 34 leitos de atendimento SUS.
BOLSO
O que era esperado para os primeiros meses do ano que vem, torna-se realizado a partir deste mês. A Prefeitura de Pelotas fará o pagamento parcelado da folha de outubro, iniciando no dia 8, com a garantia de quitação para 72% dos servidores. Para as demais faixas de remuneração, até dezembro.
CONFIRMADO
Senador Hamilton Mourão (Republicanos) terá agenda dia 10 em Pelotas. Na sede da Azonasul, reunião com prefeitos sobre a situação regional e com empresários de Pelotas e Rio Grande, sobre reforma tributária. Na Câmara, com integrantes do Republicanos.
ENTENDA
Tudo é classificado como pré, mas os contatos podem ser definitivos ou não. Cumprindo agenda em Pelotas na semana passada, o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL) conversou com o ex-prefeito Fetter Jr (PP), ciceroneado por Cláudio Oliveira, nome hoje contado para concorrer a prefeito pelo Partido Liberal. “Pensando em 2024, temos que estar juntos. Nomes ficam para o ano que vem”, afirma ele.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário